sábado, 6 de março de 2010

Ajustar a Bicicleta ao Ciclista

Medidas do ciclista
A geometria e as medidas da bicicleta são determinantes para a optimização do desempenho desportivo e competitivo do ciclista. A escolha da bicicleta óptima para o ciclista é feita tendo consciência de que é a máquina que se deve ajustar ao homem, e não o contrário.
A medida mais importante do ciclista é a ALTURA DE ENTRE-PERNAS (inseam length ou crotch to floor distance). Para a determinar, o ciclista deve estar encostado a uma parede, com calções (lycra) e sapatos de ciclismo (ou BTT - cross-country), e os pés afastados 15 a 17,5 cm (Foto). Encostar um esquadro ou um livro às virilhas do ciclista e à parede. Permitir que saia da posição de medição, mas sem deslocar o esquadro ou o livro da parede. Medir, na vertical, a distância (em centímetros) entre o topo do livro (ou do esquadro) e o chão.
A ALTURA TOTAL, ou estatura, é também necessária, para caracterizar os ciclistas em relação à proporcionalidade entre o tronco e os membros inferiores. Para tal, dividir a altura total do ciclista pela sua altura de entre-pernas. Se o resultado for superior a 2,2 o ciclista é do tipo ' tronco longo '; se for inferior a 2,0 é do tipo ' tronco curto '; entre 2,0 e 2,2 é do tipo ' tronco proporcional '.


Altura e inclinação do selim
A ALTURA DO SELIM, medida ao longo do tubo do selim, entre o centro do eixo do movimento pedaleiro e a parte superior do selim, é determinante na optimização da aplicação da máxima força do ciclista, com um desgaste físico mínimo, durante o gesto técnico de pedalar. Para um ciclista, o altura óptima do selim é calculada através da seguinte equação (Método de Greg LeMond), que deve ser aplicada para ajustar quer bicicletas de estrada, quer de BTT - cross-country:
altura do selim (cm) = altura de entre-pernas (cm) X 0,883














Na bicicleta de estrada é recomendável ajustar o selim na horizontal, tarefa que pode ser executada com o auxílio de um nível de bolha de ar (Foto). Na bicicleta de BTT - cross-country, no entanto, o nariz do selim deve estar a descair ligeiramente para a frente, ou seja, formando um ângulo de 1 a 2º. Uma inclinação superior poderá fazer com que o ciclista esteja permanentemente com tendência para escorregar para a frente, obrigando-o a um esforço suplementar tanto dos membros inferiores como dos superiores, para manter o corpo devidamente posicionado sobre a bicicleta


Boas pedaladas sem lesões.

Um comentário:

survivor disse...

Epá! É só técnica...
Ta boa Nuno...É bom ke alguns dos ciclistas (lazer), fixem bem isto! É muito importante ke estejamos com uma postura correcta em cima da bike, pelas razões sobejamente conhecidas (lesões).
Força nas "canetas"...Abraço!